Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2011

Tipos de filtros para água da chuva (2) - Filtro de alta Vazão

Os filtros que não possuem retrolavagem são chamados de alta vazão por deixarem passar a totalidade da água. Esta vazão no entanto, é diretamente proporcional a limpeza do filtro, ou seja, um filtro totalmente limpo irá deixar passar 100% da água. A falta de limpeza, irá ocasionar o acúmulo de sujeira fazendo com que, em caso de chuvas fortes, a água fique retida no tubo de descida e nas calhas, motivo pelo qual é fundamental que, em sistemas que utilizem este tipo de filtro, sejam instalados buzinotes nas calhas. O buzinote é um cano de escoamento alternativo para o excesso de água e é instalado na parte mais alta da calha. Recomenda-se a utilização em consórcio com um pré-filtro colocado na calha para a retenção das sujeiras maiores.

Tipos de filtros para água da chuva (1) - Filtro de Passagem com Retrolavagem

O filtro de passagem é instalado na descida vertical que vem das calhas de coleta da água da chuva. Os filtros com retrolavagem são aqueles que transportam a sujeira com parte da água. Assim, este tipo de filtro não aproveita totalmente a água coletada. A retrolavagem no entanto é uma vantagem pois reduz drasticamente o trabalho de limpeza do filtro.

Tipos de filtros para água da chuva

Basicamente temos dois tipos de filtros para o aproveitamento da água da chuva: TIPO 1 - com retro lavagem, ou seja, a sujeira sai do sistema sendo levada por uma parcela de água. Este tipo possui a vantagem de necessitar de pouca manutenção mas com a desvantagem de perder uma parcela de água (5 a 20%) TIPO2 – sem retro lavagem com aproveitamento total da água. Este tipo de filtro depende de limpeza constante e o desempenho é proporcional à eficiência da limpeza da tela de filtragem. Os dois tipos podem ser fabricados com diversos modelos. Alguns exemplos: FILTRO DE PASSAGEM VERTICAL COM RETROLAVAGEM FILTRO DE PASSAGEM PARA ALTA VAZÃO PRÉ-FILTRO PARA A CALHA FILTRO PARA CAIXA DE PASSAGEM Posteriormente, iremos detalhar cada modelo com exemplos.